Sonix avança para Celorico de Basto

O Grupo Sonix vai aproveitar as instalações e o pessoal da Confeções Crisof para instalar uma nova unidade no concelho de Celorico de Basto. A decisão avançou depois e uma encontro com as trabalhadoras (foto) da empresa que recentemente fechou portas, onde Conceição Dias e Samuel Costa, administradores do grupo de Barcelos, apresentaram um plano que prevê a integração de 74 funcionárias, que além da recuperação do emprego beneficiarão também de um aumento de rendimento líquido.

O encontro foi intermediado pela Junta de Freguesia de Gandarela de Basto (onde laborava a Crisof) e a Câmara Municipal, que em comunicado deu conta de “um acordo com o proprietário das instalações para a instalação da nova unidade têxtil e com o administrador da massa insolvente, que deixará as máquinas da empresa falida à guarda do presidente da Junta, acelerando o processo de libertação das instalações para a instalação das máquinas da nova fábrica”.

A nota do município de Celorico de Basto dá ainda conta de que os responsáveis da Sonix “encontraram um grupo de trabalho motivado, com vontade de regressar ao trabalho”, esperando que possam iniciar a produção já no início de maio”, enquanto o presidente da câmara, Joaquim Mota e Silva, se congratula com o resultado do encontro.

O autarca destaca a “rápida resolução de um problema dramático, que deixou no desemprego mais de 70 pessoas do concelho”, e também a postura da Sonix, “um grupo credível e de competência comprovada, que se apresentou de forma determinada em assumir este processo, confiar e investir no nosso concelho e nestes recursos humanos”.