LUÍS VAZ APRESENTA TRABALHO SOBRE A RESISTÊNCIA LUAR

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, participou no passado sábado, 20 de janeiro, na sessão de apresentação da obra do autor cabeceirense Luís Vaz, intitulada “A Luar – Da operação Covilhã (1968) até à sua extinção (1976)”.

Ao seu lado, para além do autor da obra, estiveram na mesa desta cerimónia, Paulo Martins Fernandes, que apresentou o livro, José Mendes, que moderou a sessão, e ainda António Baptista Lopes, da Âncora Editora.

A iniciativa que decorreu no auditório da Casa do Tempo, e que juntou numeroso público, contou com a presença de vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do município, familiares e amigos do autor e público em geral.

Esta mais recente obra de Luís Vaz, de 230 páginas, fala do “regime (que) fechava as portas aos opositores, mesmo àqueles que recorriam à resistência pelo silêncio. Não obstante, A Luar teve a virtude de trazer esperança a uma juventude, condenada à guerra, ávida de Paz e de Liberdade e que decidiu um dia desafiar as estruturas do regime pela via da resistência armada”, lê-se na sinopse.

Homem de grande intervenção cívica, Luís Vaz é natural da freguesia de Alvite, concelho de Cabeceiras de Basto. É licenciado em História, Mestre em Ideologias e Mentalidades e Doutorado em Cultura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa.

Para além de professor e autarca, foi sempre um homem ligado à investigação, à educação, às letras e à cultura, tendo já publicado cerca de uma vintena de obras.

Luís Vaz foi agraciado, em 2003, pelo município de Cabeceiras de Basto com a Medalha de Mérito Público – Grau Ouro pelos “bons serviços prestados à causa pública, através da sua participação pública e política e do seu contributo ao movimento associativo”.

Dez anos mais tarde, em setembro de 2013, Luís Vaz voltou a ser reconhecido publicamente pelo município cabeceirense com a atribuição do seu nome a um Largo da Freguesia de Alvite – “Largo Prof. Doutor Luís Vaz”.