Marcelo em Celorico de Basto no sábado

Para inaugurar “Oficina de Música”

Marcelo Rebelo de Sousa vai estar sábado em Celorico de Basto para a inauguração da “Oficina da Música”, foi hoje anunciado.

A abertura oficial da “Oficina da Música” está marcada para as 15:00.

De acordo com o convite a que O MINHO teve acesso, pelas 16.00 segue-se uma visita à Feira do Livro.

Pelas 17:00, é apresentado o “Dom António Ribeiro”, de Paulo Borges Santos.

A “Oficia de Música” resulta da requalificação do antigo ciclo preparatório, permitindo albergar a Academia de Música de Basto e a Banda Filarmónica de Sta. Tecla, com o objetivo de promover o ensino da música e também fomentar a dinamização da cultura local promovida por diferentes associações e coletividades.

O edifício, localizado no centro da vila tradicional, sofreu alterações profundas sobretudo no interior do edifício, assegurando uma requalificação e redistribuição do novo espaço, optimizando-o para as novas necessidades, onde se evidencia a preservação das características essenciais e formais da antiga construção.

“Este edifício faz parte da memória coletiva de todos os celoricenses, e é por isso que achamos que deveríamos continuar a preservá-lo e a manter algumas das características originais como o ensino e a formação”, disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, aquando da conclusão das obras.

“Este edifício para além de acolher várias entidades que irão permitir fomentar um dinamismo cultural e formativo muto aliciante os nossos jovens e adultos, tem também um aspeto renovado e mais apelativo tendo em conta toda a envolvência deste espaço”, acrescentava o autarca.

Neste edifício ficará instalada a Cooperartes, a Banda Filarmónica de Santa Tecla e demais entidades locais ligadas com a música.

Esta obra foi financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Norte 2020.