Centenas de alunos em casa por causa de dois casos positivos

Dois casos positivos em alunos de escolas de Fafe e Cabeceiras de Basto motivaram o isolamento de centenas de alunos.

Em Fafe, um aluno da E.B. 2,3 Padre Joaquim Flores, na freguesia de Revelhe, teve um teste positivo e a direção do estabelecimento, em articulação com a autoridade de saúde local, ordenou a ida para casa de todos os alunos e professores do 3.º ciclo. “Pelas novas determinações das autoridades de saúde são considerados contactos de alto risco e cumprirão os 14 dias de isolamento profilático com ensino à distância”, referiu, ao JN, Maria José Marques, diretora do Agrupamento de Escolas Montelongo.

Todos os que foram considerados contactos de baixo risco, nomeadamente a comunidade escolar associada ao 2.º Ciclo, “estão a ser testados e, à medida que dão resultados negativos, vão regressando normalmente ao ensino presencial”.

Em Cabeceiras de Basto, a existência de um caso positivo também forçou a ida para casa de centenas de alunos. “É uma medida preventiva, articulada com a Delegação de Saúde, num período em que o rastreio é mais apertado e a testagem é massiva”, explicou Maria do Céu Caridade, diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.

Neste estabelecimento de ensino houve a necessidade de enviar oito turmas para casa onde manterão as atividades letivas à distância.

Tanto na situação de Fafe, como em Cabeceiras de Basto, os resultados têm dado negativo

Jornal de Noticias