DIGITAL EFFICIENCY – SOLIDARIEDADE E HUMANISMO

“Em tempos tão áridos de afeto, qualquer borrifinho de amor refresca a alma.”

O projeto PANDEMIA EMOCIONAL, do Externato S. Miguel de Refojos, foi o grande vencedor do concurso de projetos DIGITAL EFFICIENCY, promovido pela HICON.

Centrado nas dificuldades da população mais idosa e isolada, nestes tempos conturbados pela COVID19, um grupo de jovens idealizou um projeto de solidariedade, de humanismo e de interação tecnológica e social, digno de registo e apreço.

Consideram que “perante um vírus que, pela sua natureza, representa já à partida um risco maior para a sua saúde, os mais velhos viram-se confrontados com um conjunto de medidas, consideradas necessárias para travar o contágio e para os proteger. O confinamento, o encerramento de espaços públicos, de cafés e do comércio de proximidade, assim como dos centros de dia, vieram fragilizar e isolar mais ainda os idosos. É neste sentido que surge um encontro presencial/online com idosos, intitulado de “Pandemia Emocional”. No decorrer da atividade, os idosos terão várias etapas que lhes permitirão aprender, desenvolver as suas capacidades, divertirem-se e ainda partilharem os seus problemas e sentimentos vividos durante a pandemia.”

Em segundo lugar ficou o projeto SROADCROSSING e em terceiro lugar o projeto SBOX.

Aos vencedores, equipas de trabalho e Professores Coordenadores, foram atribuídos vouchers HICON, no valor global de mil e quinhentos euros.

A HICON promoveu o concurso DIGITAL EFFICIENCY, que se desenvolveu ao longo dos últimos dois anos escolares, junto de alguns estabelecimentos escolares da região, com o objetivo de desafiar os jovens a construir plataformas digitais nas áreas da comunicação e do comércio.

O desenvolvimento do projeto sofreu vários constrangimentos, decorrentes do COVID19, das atividades letivas em regime não presencial, das interrupções letivas em diferentes períodos dos anos escolares, das mudanças de grupos de alunos e dos respetivos professores coordenadores.

No entanto, o resultado final é estimulante, tendo presente o objetivo e as propostas apresentadas.

Todos sem exceção, todos quantos participaram, independentemente de terem sido ou não premiados, são merecedores dos maiores louvores e asseguram que os jovens pensam o presente e constroem o futuro.