Diferença de 15ºC entre Esposende e Cabeceiras de Basto à mesma hora

Esposende foi, por esta tarde, a par de São Pedro de Moel, em Leiria, e do Cabo da Roca, em Lisboa, um dos três locais mais frescos do país, com a temperatura máxima registada a ficar-se pelos 21.5ºC, valor estranhamente atingido às 10:00 horas desta manhã.

De acordo com a rede de estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, consultado esta tarde por O MINHO, pelas 15:00, hora em que foram registadas as temperaturas mais elevadas neste sábado, Esposende atingia os 20,6ºC enquanto Cabeceiras de Basto, a cerca de 65 quilómetros (em linha reta), registou uma máxima de 35.4ºC.

Os restantes concelhos minhotos variaram entre os 23ºC de Viana do Castelo e os 33.8ºC registados pelo IPMA no concelho de Amares.

Conforme noticiou O MINHO, foram muitas as pessoas do interior que escolheram praias fluviais na região para fintar o elevado calor, como nos casos da praia da Queimadela, em Fafe, ou de Verim, na Póvoa de Lanhoso.

Para além dos distritos de Braga e de Viana do Castelo. todos os distritos de Portugal continental mantêm-se hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, que passa a laranja no domingo nos distritos de Évora e Beja, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.