Celorico de Basto homenageia padre Albano Costa por “50 anos de dedicação”

O Município de Celorico de Basto homenageou o padre Albano Costa pelos 50 anos ao serviço da paróquia de Ribas.

Em reunião ordinária de 15 de junho de 2022, a Câmara deliberou por unanimidade um voto de louvor e reconhecimento ao padre Albano Costa como” reconhecimento do mérito e da sua obra e da sua entrega à comunidade do concelho de Celorico de Basto e à freguesia de Ribas”.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, esteve, no sábado, em Ribas, nas cerimónias de homenagem ao Arcipreste de Celorico de Basto, no dia e na hora que marcam a chegada do padre albano Costa a esta paróquia há 50 anos , no dia 18 de junho de 1972.

O autarca observou, durante a cerimónia de homenagem, que “50 anos de dedicação a uma freguesia é uma vida, uma longa vida. Seguramente que, quando aqui chegou, a este ‘cantinho nos confins do Minho’, foi confrontado com imensas dúvidas e interrogações. Por conhecimento próprio, reconheço a sua força de vontade, o seu empenhamento, a sua resiliência para vencer as dificuldades”.

Citado em comunicado da autarquia, José Peixoto Lima considera que o padre Albano Costa é “um visionário, um trabalhador incansável, em prol desta comunidade, no que diz respeito à pastoral da igreja e ao desenvolvimento social e cultural desta comunidade”.

No final da intervenção, o autarca leu o voto de louvor deliberado pela Câmara Municipal de Celorico de Basto, em reunião ordinária de 15 de junho de 2022, deliberado por unanimidade.

Esta sessão de homenagem foi organizada por um grupo de amigos de Ribas e do homenageado, encabeçado pelo presidente da Junta de Freguesia de Ribas, José Sousa, e contou com a presença de várias personalidades, nomeadamente José Cordeiro, Arcebispo de Braga.