Município de Celorico de Basto volta a oferecer fichas escolares às crianças do 1.º ciclo

As fichas escolares serão entregues independentemente da condição socioeconómica do agregado familiar.

No próximo ano letivo, o Município de Celorico de Basto vai voltar a oferecer às crianças do 1.º ciclo do concelho os livros de fichas escolares, que serão entregues independentemente da condição socioeconómica do agregado familiar. Este ano, a autarquia adquiriu as fichas diretamente junto da Porto Editora e as mesmas serão oferecidas aos alunos em cada centro escolar no início das aulas.

“Sempre priorizamos a educação, criando as melhores condições para todos, sem exceção”, refere Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Em relação às despesas que o início do ano letivo acarreta,o autarca reconhece que “muitas famílias olham para o início do ano letivo com algum receio face às despesas, por isso temos plena noção que esta medida é fundamental e necessária para que os jovens possam ingressar no próximo ano letivo com todo o material necessário, aliviando substancialmente as famílias nos seus orçamentos familiares”.

Ao nível do sistema educativo, o presidente da câmara salienta que este “terá de ser cada vez mais inclusivo e equitativo para todos os alunos, permitindo-lhes o acesso a todas as ferramentas necessárias para uma aprendizagem voltada para o sucesso onde prevaleça a igualdade de oportunidades”.

O autarca considera ainda que a pandemia trouxe mais dificuldades económicas: “Infelizmente, as dificuldades económicas das famílias, adensadas com a pandemia, não permitem igualdade de oportunidades das crianças no ensino, e criam muitas situações de exclusão contribuindo também para o insucesso escolar. E esta é uma situação que não podemos permitir”, afirmou.

Tendo em conta os dados fornecidos à autarquia pela secretaria do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, são cerca de 400 os alunos matriculados que poderão receber as fichas escolares.