IPSS’s de Celorico de Basto juntam-se em semana solidária para celebrar as Camélias

Seis IPPS’s de Celorico de Basto uniram-se com o objetivo de manter viva a celebração das Festa das Camélias, que não se realiza há dois anos consecutivos.

A celebração das Camélias está profundamente enraizada na comunidade celoricense. A festa, de caráter internacional, decorre habitualmente durante o mês de março, mobilizando a população e instituições na celebração do “património de encantar” deste concelho, que tem “Capital das Camélias” como marca registada.

As restrições da pandemia têm impedido a realização do evento, mas não desmobilizam as IPSS’s locais, que apresentaram um conjunto diversificado de iniciativas, que pretendem manter viva a recordação deste evento, envolvendo os seus utentes em atividades que os estimulam e dão ânimo.

Entre 15 e 19 deste mês, cada IPSS envolvida está a desenvolver uma programação específica, com a realização de atividades de decoração, música, desfiles e outras. As ações têm os utentes de cada instituição como intervenientes e visam promover o convívio e relembrar uma das festas mais coloridas e com maior intervenção da comunidade local que decorre neste concelho.

Município de Celorico de Basto

Intitulada de “Semana Solidária”, a iniciativa partiu da Associação de Solidariedade de Santo André de Codessoso e conta com a participação de outras IPSS’s do concelho, que prontamente aceitaram o convite, nomeadamente a Associação de Solidariedade Social de Basto, Centro Comunitário Bento XVI, Centro Social e Paroquial de Molares, Centro Social Paroquial do Divino Salvador de Ribas e Santa Casa da Misericórdia de São Bento de Arnoia.

Município de Celorico de Basto

Para Marlene Silva, diretora da Associação de Solidariedade de Santo André de Codessoso, entidade promotora desta iniciativa, “esta foi uma forma de recordarmos uma festa que nos deixa saudades e, em simultâneo, dar ânimo aos nossos utentes que, por razões sobejamente conhecidas, se encontram mais tristes. Durante esta semana, toda a programação terá as camélias como foco, desde a criação e colocação de elementos decorativos, os desfiles, a música, e muitas outras ações que irão, certamente, animar os utentes das IPSS e dar-lhes a alegria que merecem”.

bragatv.pt