Município de Celorico de Basto anuncia repavimentação de vias e novos investimentos
O executivo municipal de Celorico de Basto reuniu-se no dia 11 de maio com o executivo de freguesia de Carvalho e Basto Sta. Tecla.”Aproximar Celorico” é uma iniciativa que visa promover a transparência e a participação na gestão municipal.
A ação “aproximar Celorico” dos cidadãos mostra-se como uma prioridade do executivo municipal na ótica de identificar e criar as melhores condições para todos os cidadãos. “As reuniões de trabalho permitem fazer um diagnóstico mais exaustivo das necessidades factuais dos munícipes, elencar as prioridades, e traçar o caminho a seguir” assegura José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
Nesta reunião foi efetuado o balanço da execução do plano “uma acessibilidade condigna para todos” tendo sido já pavimentados vários caminhos de acesso às habitações como são os casos da travessa da Quintã, a rua da Carvalhosa e a rua das Leiras. Está em execução o muro da rua dos Chãos e está previsto executar, a travessa da Cabreira, a rua dos Chãos, a rua das Giestas, a rua das Quintas, a travessa das Quintas, a rua do Hipódromo, a rua Viela da Cabreira, a rua da Aveia, a rua da Cancela e os muros de suporte na rua da Aveia e na rua da Igreja. “Obras de menor dimensão que fazem a diferença na vida das pessoas. A rua do Hipódromo Municipal irá beneficiar o hipódromo municipal uma infraestrutura que irá também ser alvo de beneficiação com o aumento de componentes para aumentar a atratividade daquele espaço”.
Foi também feito o ponto de situação da estratégia local de habitação tendo sido já entregues 17 candidaturas desta união de freguesias que no conjunto importam num apoio superior a um milhão de euros.
Os grandes investimentos a executar a curto prazo incidem na beneficiação das principais vias municipais que atravessam a freguesia e também a servem como são os casos das estradas municipais da Carvalho até Ponte de Feixe, de Carvalho até Caçarilhe e de Pousada até ao Castelo.
Para Jorge Marinho, presidente da União de freguesias, “estes investimentos são fundamentais para o crescimento da nossa freguesia. As nossas lutas, continuas e árduas, vão ao encontro das necessidades das nossas populações. E não abdicamos da nossa posição para conseguir atrair para esta zona alta do concelho todas as condições para fixar serviços, bens e obviamente, pessoas”.
Uma freguesia que reivindica obras de grande envergadura da responsabilidade do Governo, como é o caso de uma ligação rápida da zona industrial de Carvalho até Felgueiras e a beneficiação da estrada regional 101-4 cujo piso se encontra em estado deplorável.
Ainda sobre obras necessárias para a freguesia, o presidente de câmara deu conhecimento do apoio já aprovado pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal para a conclusão das obras da capela mortuária e para conclusão da reabilitação do edifício da junta de freguesia para que este espaço público possa comportar novos serviços e servir mais condignamente a população.
Após a análise de todos os pontos desta presidência aberta foi momento para falar do associativismo e reforçar o importante papel da Associação Cultural e Recreativa de Carvalho esteve representada nesta reunião, uma associação “muito dinâmica com dois grupos de bombos, um exemplo concreto da importância do associativismo na dinamização das comunidades e na salvaguarda dos usos e costumes do território”. O autarca diz que “o município duplicou, e bem, o apoio a estas entidades associativas para que possam fazer o trabalho associativo com estabilidade e previsibilidade”.