Casa da Taipa inaugurada em Celorico de Basto

Foi inaugurada no dia 08 de maio, a Casa da Taipa, localizada na freguesia de Canedo de Basto e Corgo no concelho de Celorico de Basto depois de uma profunda intervenção que permitiu a ampliação e recuperação de todo o edifício que se encontrava “em franco estado de deterioração”, segundo o município.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “esta casa situada em pleno centro de Canedo de Basto, vai permitir aqui instalar um centro de serviços de apoio à comunidade local, que será dinamizado não só pela União de Freguesias de Canedo de Basto e Corgo, mas também pelas coletividades locais”. A reabilitação deste edifício integra a candidatura de reabilitação das infraestruturas de apoio à ecopista “com a qual comunica sendo também um espaço de promoção e dinamização cultural”.

O edil celoricense olha para esta obra com satisfação por sentir que “a reabilitação e preservação do nosso património arquitetónico é absolutamente importante para uma comunidade, cuidar do nosso património é cuidar das nossas gentes, é olhar para o passado com respeito e construir um futuro com pilares fortes e direcionados ao progresso”. Disse também que “pela sua centralidade e pelos equipamentos aqui instalados, este espaço será seguramente um importante ponto de encontro e convívio”.

A cerimónia inauguração iniciou com a bênção do edifício pelo padre Parcidio Rodrigues seguindo-se os discursos protocolares pelas edilidades para todos os convidados presentes.

Durante a intervenção o Presidente da Junta da União de Freguesias de Canedo e Corgo, Sérgio Mota, disse que “De facto, o espaço que hoje temos o prazer e a satisfação de inaugurar, resulta do esforço e do trabalho de várias pessoas. Contudo, quero enaltecer a pessoa do Sr. Ex-Presidente da Junta, Sr. Diamantino da Mota Teixeira, que mediou o processo de compra do terreno, juntamente com a Câmara Municipal, encetando um longo caminho de negociações e de posteriores trabalhos de beneficiação da área envolvente a este edifício, especificamente o Largo da Taipa”.

O autarca referiu que esta obra “resulta de um sonho do Executivo, que desde o início do primeiro mandato teve como objetivo a recuperação deste edifício para a instalação de um espaço para os cidadãos da freguesia, aberto a quem o queira visitar e aqui comprar os nossos produtos locais. A Casa da Taipa irá funcionar com algumas valências culturais, com espaço de internet e outros serviços complementares, sendo que vamos colaborar com a Câmara Municipal para que os nossos conterrâneos possam ter mais entretenimento e lazer, e na medida do possível, uma melhoria na sua qualidade de vida. Estaremos abertos a qualquer sugestão para dinamizar este espaço”.

A Inauguração da Casa da Taipa foi uma verdadeira festa com atividades a decorrer ao longo de todo o dia. A manhã começou cedo com uma caminhada designada Casa da Taipa e trail pela Serra do Ladário com centenas de participantes a desfrutarem das paisagens sublimes por entre percursos únicos. No final foi promovido um almoço convívio seguindo-se a cerimónia protocolar, culminando com uma sessão de fados pela Fadista Cristina Lima, momento final das celebrações.

O valor total do investimento com a candidatura de apoio à Ecopista do Tâmega ao Norte 2020, que integra a Casa da Taipa e os arranjos exteriores é de 340 118,38€ sendo o investimento elegível de 295 118,38€.